Acervo de Casos:

sklein@skleincnsultoria.com.br
55 13 3456.3285

 

SKLEIN Consultoria
13-3456.3285
sklein@skleinconsultoria.com.br

    Projeto Santa Filomena

    Diamante da Fazenda Brejinho, Piauí

    O presente relatório sintetiza os trabalhos realizados para a avaliação da potencialidade mineral da Fazenda do Brejinho localizada no município de Santa Filomena, PI, às margens do rio Parnaíba, com área de 1.644,3816 ha, conforme ilustrado na figura 1.

    Figura 1  Localização da área de estudo e mapa de estradas utilizadas para acessos.

    A área, segundo os proprietários, apresentaria potencialidades minerais para calcário, fosfato e diamantes, uma vez que regionalmente estes bens minerais têm sido explorados na região.

    Através de pesquisa bibliográfica considerou-se que, de fato, a área estaria localizada em possível domínio geológico favorável a ocorrências dos bens minerais apontados, sendo necessário, no entanto, um estudo prévio de campo para a constatação e avaliação econômica das potencialidades minerais.

    Procedeu-se, então, um trabalho de preparação para a etapa de campo e sua execução durante o mês de agosto de 2010, seguido de análise das amostras coletadas em campo e avaliação de potencialidade, em setembro de 2010.

    Devido ao fato do diamante ser o bem mineral mais interessante quanto à potencialidade da área, além de seu alto valor econômico, procedeu-se, durante todo o trabalho, a preocupação e o zelo para que nenhum tipo de informação sobre o objeto e resultados do trabalho fosse divulgado antecipadamente. Isto foi necessário para resguardar os interesses dos proprietários da Fazenda do Brejinho, de forma a não transformar a área em alvo para invasões de garimpeiros da região. Assim, boa parte do serviço de campo que envolvesse o manuseio das amostras coletadas foi realizada no município de Sete Lagoas, próximo à São João do Piauí, há mais de 600 Km de distância da área, e o reconhecimento dos minerais apenas foi feito em São Paulo. Mantendo-se assim o sigilo absoluto sobre o objetivo dos trabalhos realizados em campo, bem como os resultados alcançados.

    Este fato, que resguardou o sigilo desejado sobre a potencialidade mineral da área, e a estratégia adotada para isto, fez com que fossem percorridos um total de 3030 Km desde Petrolina em Pernambuco até Alto Parnaíba no Maranhão (município vizinho à Santa Filomena), sendo possível estender a avaliação de potencialidades econômicas regionais, em especial na área mineral, para boa parte do Sul do Estado do Piauí. Esta avaliação, embora não fizesse parte do escopo inicial do trabalho, é apresentada em anexo, visto que antecedendo a viagem à campo, diversos investidores e outros interessados na região, que souberam da viagem à campo, onde seria feita a avaliação de potencialidades da região, sem especificação da área ou dos minérios a serem avaliados, manifestaram-se favoravelmente a possibilidades de investimentos na região sul do Piauí.

    No intuito de resguardar os investimentos dos proprietários da Fazenda do Brejinho, mais uma vez, considerou-se que todas as informações coletadas na etapa de campo, direta ou indiretamente afeitas à área da Fazenda, deveriam ser relatadas em primeira mão através deste relatório.

    Assim, o presente relatório, além de explorar o tema das potencialidades minerais observadas na Fazenda Brejinho, estende a avaliação, embora com menor detalhamento, para novas oportunidades de investimentos possíveis na região Sul do Piauí.

     

      caso tenha interesse em baixar  o arquivo completo em pdf do Projeto Santa Filomena, clique aquil

     

     

      abrir o site da sklein em nova página

      home SKLEIN