Acervo de Casos:

 

SKLEIN Consultoria
13-3458.4480
sklein@skleinconsultoria.com.br

    Operação Urbana Consorciada Água Espraiada

    Setor Marginal do Rio Pinheiros

    Resumo

    As microbacias hidrográficas da margem esquerda do rio Pinheiros entre as pontes João Dias e Cidade Jardim drenam uma área alongada de aproximadamente 800 hectares com média de 1.000 metros de largura e pouco mais de 7.000 metros de comprimento. São bacias curtas com cabeceiras de drenagens íngremes e rápido espraiamento na região de foz junto ao rio Pinheiros, características que condicionam o uso e ocupação de seus terrenos de modo cuidadoso posto que área de riscos de escorregamentos de solos e de enchentes.

    Nesse cenário está sendo implantada, em parte da área, a Operação Urbana Consorciada Água Espraiadaprincipalmente na região de espraiamento das drenagens dessas microbacias.

    O incremento da área impermeável, a redução das áreas verdes, a exposição de solos aos eventos climáticos, o desencadeamento de processos de formação de ilhas de calor e outros impactos, em uma época em que a preocupação mundial com os efeitos das mudanças climáticas é de responsabilidade vital, são perfeitamente previsíveis frente aos impactos negativos de empreendimentos que poderão predispor toda população dos bairros envolvidos e bairros vizinhos aos severos eventos consequentes.

    A apresentação do Mapa de Recursos Ambientais da região permite uma visualização dos recursos ambientais da área e as consequências com a implantação de empreendimentos no perímetro da operação urbana, bem como outros empreendimentos incentivados por esta operação.

      para mais informações, envie-nos um email

      sklein@skleinconsultoria.com.br

     

      abrir o site da sklein em nova página

      home SKLEIN