Acervo de Casos:

  • l

sklein@skleincnsultoria.com.br
55 13 3456.3285

 

SKLEIN Consultoria
13-3456.3285
sklein@skleinconsultoria.com.br

      Avaliação Geológico-Geotécnica-Estrutural dosTaludes da Mina São Luizem São Luiz do Paraitinga, São Paulo

    Apresentação

    A erosão, em suas diversas formas de ocorrência, tem sido um dos principais desastres de natureza geológico/geotécnica no Brasil de clima tropical, com solos bastante desenvolvidos, muitas vezes guardando estruturas de rompimentos antigos, pluviosidade alta, principalmente nos verões. Fatos bastante conhecidos e pouco contemplados em projetos de terraplanagem.

    Muitas ações simples de serem tomadas, de baixo custo, são adotadas, muitas vezes, depois que os processos erosivos já estão se manifestando.

    Não é o caso dos taludes da Mina São Luis, em São Luis do Paraitinga.

    Embora se perceba todos os cuidados de manutenção com os taludes e bermas tomados pela mineradora, uma chuva constante e intensa que destruiu praticamente toda a cidade de São Luis do Paraitinga, condicionou o rompimento de um dos taludes cuja geometria e planos de fraquezas estruturais no exato ponto de ruptura aguardaram silenciosamente o momento de instabilidade local.

    Ressalta-se que os demais taludes nada sofreram a não ser pequenos ravinamentos.

    A chuva do dia 1 de janeiro de 2010 foi um grande teste para a estabilidade dos taludes da mina São Luis. Revelaram-se com um fator de segurança bastante razoável. Exceto no ponto de ruptura, onde a mudança de geometria dos taludes e a presença de planos de falhas foram preponderantes à força da água acumulada no solo.

    A visão da SKLEIN Consultoria em Sustentabilidade em questões como as verificadas na mina São Luis é a de que com pequenas intervenções e soluções ecológicas, que podem ser realizadas gradativamente, é possível a aplicação sustentável do conceito de Erosão Zero.

    Certamente, Erosão Zero é um conceito técnico bastante novo, porém também tecnicamente justificável pela simplicidade de sua adoção e pelos resultados que pode alcançar.

    A avaliação realizada nos taludes da Mina São Luis demonstra que é possível adotar esse conceito, com as soluções apontadas e devido acompanhamento técnico de suas implantações.

    Deslizamentos ocorrem por fatores diversos, porém associados. Chuva intensa é certamente um dos fatores mais preocupantes, visto que os Planos de Defesa Civil levam em consideração a quantidade de chuva acumulada para implantarem seus sistemas de alertas. Os demais fatores dizem respeito às condições geológico-geotécnicas locais e interações antrópicas nessas condições.

    A implantação das soluções propostas para o caso da mina São Luis, diz respeito ao ataque dos processos superficiais para o alcance de uma meta possível de Erosão Zero. Deslizamentos profundos de outras naturezas não tiveram nos trabalhos de campo e de análise dos resultados evidências de provável desenvolvimento, porém o monitoramento constante, que faz parte das soluções propostas, pode indicar a previsibilidade de situações de riscos e, se necessário, intervir antes de qualquer ocorrência de acidentes.

    A SKLEIN Consultoria em Sustentabilidade acredita que soluções simples fazem a viabilidade de ser sustentável.

      caso tenha interesse em baixar  o arquivo completo em pdf do  clique aquil

     

      abrir o site da sklein em nova página

      home SKLEIN