Acervo de Casos:

 

sklein@skleincnsultoria.com.br
55 13 3456.3285

 

SKLEIN Consultoria
13-3456.3285
sklein@skleinconsultoria.com.br

    Projeto Espaço Renascente

    Resumo

    O Projeto Espaço Renascente, coordenado pela Associação Amigos do Morumbi, consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais em áreas de preservação permanente caracterizadas pela ocorrência de nascentes de drenagens urbanas do bairro do Morumbi. A criação destes espaços, demarcados pela expressão geográfica e legal da área de preservação permanente ao redor das nascentes, potencializam a criação de centros de informação, divulgação e educação ambiental locais. Propiciam a manutenção da área de preservação ambiental e dão à comunidade um uso de áreas com vocação ao desenvolvimento sustentável focado na preservação e conscientização ambiental.

    Geologicamente, uma nascente, ou surgência, é um afloramento natural do lençol freático local. Constitui-se em cabeceiras de cursos dágua que marcam as proximidades dos limites de micro bacias hidrográficas. São protegidas pela legislação ambiental onde são caracterizadas como APP – Área de Preservação Permanente.

    Entende-se por APP a área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas, conforme a definição extraída do Código Florestal, Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Nesta mesma Lei, a nascente é definida como o afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d'água, definindo ainda uma área de proteção com raio de 50 metros no seu entorno, o equivalente a 7.854 m².

    A dimensão básica do Espaço Renascente é a disponibilização e democratização da informação ambiental das áreas de nascentes, bem como seu uso como local que ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental para a comunidade, escolas e demais usuários dos atrativos ambientais que a cidade, bem como o cidadão, pode e deve preservar.

      caso tenha interesse em baixar  o arquivo completo em pdf do Projeto Espaço Renascente, clique aquil

     

      abrir o site da sklein em nova página

      home SKLEIN